APPLE
A campanha“Get a Mac” da Apple é um exemplo de publicidade pela eficácia que teve junto ao público. Criada a partir da comparação entre os computadores da marca de Steve Jobs e aqueles produzidos pela Microsoft, ela durou 3 anos e é provavelmente uma das mais conhecidas do mundo.
Utilizando dois atores, a marca personificou seus produtos neles, comparando um jovem descolado e um executivo sisudo. Ali, a Apple contava uma história: a de que seus produtos são diferentes porque podem fazer de você eficiente, sem torná-lo “quadradão”.
Para uma empresa que sempre valorizou designs ousados, sistemas que se integram facilmente uns aos outros e softwares que podem ser utilizados com facilidade mesmo por quem acabou de ser apresentado a um computador, nada poderia transpor melhor essas ideias do que as conversas entre os dois personagens.
Em alguns anúncios de 20 segundos, os criativos da Apple conseguiram passar todos os valores da organização em que trabalham, sem remeter diretamente a eles. A Apple tem até hoje algumas das maiores histórias de sucesso na tecnologia.
CONSULTE
Abilio Diniz
Abilio Diniz, presidente do conselho administrativo do Grupo Pão de Açúcar. Ele é uma referência no país. Depois de se formar em Administração, seu pai propôs abrir um novo tipo de negócio na época: um supermercado. O primeiro Pão de Açúcar continua na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, em São Paulo. Em 1968, já contava com 40 lojas e mais de 1.500 funcionários. Mas não foi tão simples, Abilio também enfrentou diversos problemas, como uma grande reestruturação administrativa nos anos 1990. Recentemente, vendeu 10,5 milhões de dólares em ações da rede ao grupo francês Casino.
CONSULTE
RED BULL
A Red Bull é o meu caso de branding favorito. Criada há 26 anos, é a marca de energéticos mais amada do mundo. Por que? Porque seu produto é muito mais gostoso e eficaz do que a concorrência? Certamente não. O energético da Red Bull é parecido com todos os outros.
A Red Bull se aliou a sensações pulsantes e apaixonadas de aventura. Sua relação de longo prazo com os esportes radicais já está muito consolidada e se faz presente em toda a comunicação da marca na TV, redes sociais e também como patrocinadora de eventos esportivos.
Essa relação com os esportes fortalece e ilustra o conceito central da marca (“Red Bull te dá asas”), nos vendendo um estilo de vida enérgico e ativo onde tudo é possível. Palavras como aventura, altura, velocidade e esporte nos fazem lembrar da Red Bull. São anos e anos com o mesmo discurso e isso já está bem claro na mente do consumidor.
Para você ter uma ideia desse sucesso, a página da empresa no Facebook já conta com mais de 46 milhões de fãs e quase não há foto ou menção do produto. Hoje a Red Bull é produtora de conteúdo. Seja produzindo discos de novas bandas, promovendo eventos ou documentários, a marca está sempre presente de forma muito pertinente e atraente. As vendas do produto são apenas uma consequência de toda essa presença.
CONSULTE



